quarta-feira, 20 de abril de 2011

Saetas



La saeta

Antonio Machado


Dijo una voz popular:
¿Quién me presta una escalera
para subir al madero
para quitarle los clavos
a Jesús el Nazareno?

Oh, la saeta, el cantar
al Cristo de los gitanos,
siempre con sangre en las manos,
siempre por desenclavar.

Cantar del pueblo andaluz
que todas las primaveras
anda pidiendo escaleras
para subir a la cruz.

Cantar de la tierra mía
que echa flores
al Jesús de la agoní
y es la fe de mis mayores.

¡Oh, no eres tú mi cantar
no puedo cantar, ni quiero
a este Jesús del madero
sino al que anduvo en la mar!










Antonio Machado foi um poeta espanhol nascido no sul do país, Andaluzia, na cidade de Sevilha, em 6 de julho de 1875. Faleceu em 22 de fevereiro de 1939, logo após chegar à França, onde se refugiava ao final da Guerra Civil espanhola. Fez parte da chamada "Geração de 98".

O poema La saeta tem relação com as procissões de Semana Santa, que acontecem em toda Espanha, mas são mais famosas justamente na região da Andaluzia. As procissões vão carregando imagens que representam os passos da paixão de Cristo. Na cidade de Granada, a irmandade dos ciganos leva a imagem do Cristo crucificado, "el Cristo de los Gitanos".

A saeta é um cantar popular originário do folclore andaluz, que se entoa para as imagens carregadas pelas irmandades nas procissões de Semana Santa. As saetas têm letras relacionadas aos acontecimentos da paixão de Cristo.

O primeiro vídeo ao lado do poema mostra uma saeta sendo entoada para o Cristo dos Ciganos, em Granada, nas procissões de 2010. No segundo também se pode ouvir (com mais qualidade de áudio, mas sem imagens) uma saeta para o Cristo dos Ciganos. O poema de Machado evoca imagens desse contexto cultural.

Joan Manuel Serrat, compositor e cantor da catalão, lançou em 1960 um disco em homenagem a Antonio Machado, musicando alguns de seus poemas. La saeta foi um deles. No vídeo abaixo, o poema musicado e cantado por Serrat. O ritmo e instrumentos fazem lembrar os sons que se ouvem nas procissões espanholas de Semana Santa. A entoação da melodia faz lembrar as saetas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário